sábado, 21 de julho de 2012

O Desafio do Gerente de Projeto

Introdução

Vejo que um dos principais desafios para o Gerente de Projetos é a gestão de pessoas, ele deve ser capaz de compreender os aspectos humanos.

Uma das técnicas em GP que se tem falado muito é a Análise dos Stakeholders (partes interessadas), inclusive a nova versão do PMBOK 5ª edição virá com  uma nova área de conhecimento, o Gerenciamento das partes interessadas

A Análise dos Stakeholders é um processo sistemático de coleta e análise de informação sobre os interesses, objetivos e preferências dos interessados para mapear os riscos e as necessidades de comunicação do projeto.

Descobrindo as necessidades dos stakeholders
  • Pense como ele, coloque-se no lugar daquela pessoa ou empresa e tente entender como é seu comportamento e seu processo de decisão.
  • Oberve-o, O que eles fazem diante de uma situação de decisão?
  • Pergunte a ele - o que eles desejam saber?, quais são seus desejos e necessidades?

Na prática

  1. Determine quem pode afetar o projeto.
  2. identifique os pontos de contato de cada interessado com o projeto.
  3. identifique como cada interessado pode ajudar ou atrapalhar o andamento do projeto, suas influências positivas e negativas.
  4. Quantifique os graus de poder/influência e interesse de cada interessado.

Conclusão

A análise de stakeholders passa ser uma ferramenta importantíssima para o Gerente de Projetos, ela antecipa situações dentro do projeto que podem ser resolvidas  de forma mais adequada.

Um comentário: