DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
O desenvolvimento de novos produtos representa um dos mais arriscados desafios das empresas modernas. Conheça a metodologia Stage-Gate, para demonstrar como as disciplinas de gerenciamento de projeto permeiam todo o processo de desenvolvimento de novos produtos.
Este sistema, se baseia na divisão do processo em fases ou estágios (stage), onde cada estágio é projetado para reunir as informações necessárias ao progresso do projeto para o próximo ponto de decisão (gate).
Os principais estágios desse sistema são:
1.Investigação preliminar
Uma rápida investigação e uma definição inicial do escopo do projeto.
2.Investigação detalhada
Uma investigação muito mais detalhada, resultando na definição e justificativa do projeto e em um plano de negócios.
3.Desenvolvimento
O projeto (desenho) e desenvolvimento do novo produto.
4.Teste e validação
Testes ou experiências no mercado, laboratório e fábrica para verificar e validar o produto proposto, seu mercado e sua produção.
5.Produção completa e lançamento comercial
CONCLUSÕES
Ao longo de todo o processo de desenvolvimento de produtos, exemplificado aqui por um sistema genérico chamado de stage-gate, as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos se fazem necessárias, em maior ou menor escala.
Isso coloca os gerentes de projeto que utilizam as práticas expostas no guia PMBOK-PMI em uma posição privilegiada para conduzir tais projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário