sábado, 9 de janeiro de 2016

STAGE GATE - Desenvolvimento de Novos Produtos




DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

O desenvolvimento de novos produtos representa um dos mais arriscados desafios das empresas modernas. Conheça a metodologia Stage-Gate, para demonstrar como as disciplinas de gerenciamento de projeto permeiam todo o processo de desenvolvimento de novos produtos.

Este sistema, se baseia na divisão do processo em fases ou estágios (stage), onde cada estágio é projetado para reunir as informações necessárias ao progresso do projeto para o próximo ponto de decisão (gate).

Os principais estágios desse sistema são:

1.Investigação preliminar

Uma rápida investigação e uma definição inicial do escopo do projeto.


2.Investigação detalhada

Uma investigação muito mais detalhada, resultando na definição e justificativa do projeto e em um plano de negócios.


3.Desenvolvimento

O projeto (desenho) e desenvolvimento do novo produto.


4.Teste e validação

Testes ou experiências no mercado, laboratório e fábrica para verificar e validar o produto proposto, seu mercado e sua produção.


5.Produção completa e lançamento comercial

Comercialização – início da produção completa, marketing e vendas.



CONCLUSÕES

Ao longo de todo o processo de desenvolvimento de produtos, exemplificado aqui por um sistema genérico chamado de stage-gate, as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos se fazem necessárias, em maior ou menor escala.

Isso coloca os gerentes de projeto que utilizam as práticas expostas no guia PMBOK-PMI em uma posição privilegiada para conduzir tais projetos.