quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Comunicação Eficaz



A comunicação é a força motriz que promove a interação humana. Nos dias de hoje, todo profissional é solicitado a executar diversas tarefas simultaneamente, seja como formador de opinião, agente de mudanças e, sobretudo, como divulgador da imagem da empresa.

Em projetos a comunicação está entre os principais motivos de sucesso ou fracasso.

Em todos os casos, a comunicação eficaz é um recurso indispensável para quem deseja alcançar a realização pessoal e para manter o bom desempenho dentro da organização.

TIPOS DE COMUNICAÇÃO
  • Intrapessoal, troca de informações entre várias partes, diferenciadas, que estruturam a personalidade (eu) de cada um.
  • Interpessoal, troca de informações, fatos, idéias, opiniões e emoções entre pessoas. Abrange aspectos técnicos, artísticos e sentimentais.
  • Intergrupal, nível de comunicação em que a circulação de mensagens ocorre entre um grupo social e outro(s).

CONHEÇA ALGUNS BENEFÍCIOS
  • Autoconhecimento, a comunicação permite que os outros formem opiniões a nosso respeito e nos forneçam o feedback, um elemento essencial na construção do autoconhecimento;
  • Autoconfiança, quem reconhece os próprios pontos fortes e fracos direciona suas ações com mais segurança;
  • Criatividade, é a liberdade de estabelecer, por meio da comunicação qualificada, novas relações e conexões entre os fatos;
  • Flexibilidade nas relações interpessoais, saber lidar com as diferenças é ser flexível;
  • Oportunidades profissionais, perceber o seu pontencial e a utilidade de seu conhecimento. Na era do capital intelectual, compartilhar o conhecimento é um diferencial competitivo;
  • Vitória sobre os desafios, permite enfrentar os desafios com mais entusiasmo, porque amplia os nossos horizontes;
  • Liderança, para ser líder é preciso demonstrar os próprios pontos de vista e as próprias habilidades e, ao fazê-lo, usar, ao máximo, os recursos e técnicas que a comunicação oferece.

A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK

O feedback é uma maneira de se ajudar uma pessoa a considerar a possibilidade e a conveniência de uma modificação em seu comportamento. Portanto é uma maneira de ajudar alguém a responder perguntas como: "Como me vêem?", "Quem sou eu?", "Os outros me vêem como eu me vejo?", auxiliando-o em sua individualidade.

O feedback eficaz leva a uma melhor performance, pois se torna um processo de aprendizagem que coloca o indivíduo na rota adequada para atingir seus objetivos.

A percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria, veja a imagem ambígua da velha/moça abaixo:


Você vê uma mulher velha ou você vê uma jovem mulher?


CONCLUSÃO

A comunicação não serve apenas para divulgarmos informações, serve também para verificarmos se algo ficou claro e foi entendido pelo receptor da informação.

Invista mais em sua comunicação e se prepare para os novos desafios da vida.

2 comentários:

  1. Comunicação é a chave para as relações interpessoais e permeia todas as outras competências, seja pessoais, profissionais e sociais. É isto mesmo Fabiano, como já dizia o saudoso Chacrinha:"quem não se comunica se estrumbica".Parabéns pelo artigo, gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria! A comunicação é realmente uma ferramenta poderosa para o sucesso profissional, dai a importância de desenvolver esta habilidade diariamente.

    ResponderExcluir