domingo, 16 de fevereiro de 2014

Inovação - pense fora da caixa



INTRODUÇÃO

Hoje em dia muito tem se falado sobre inovação, as empresas para sobreviverem em um mercado cada vez mais competitivo tem buscado mecanismos que deem vantagens competitivas. Neste artigo irei abordar um pouco dos conceitos da inovação.

Segundo o Manual de OSLO, "uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas".


TIPOS
  • Inovação do produto - é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, software incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais.
  • Inovação do Processo - é a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares.
  • Inovação de Marketing- é a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços.
  • Inovação Organizacional - é a implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organizaçao do seu local de trabalho ou em suas relações externas. 

A inovação tanto pode ocorrer por meio de uma ação planejada quanto por simples acaso. Veja algumas das principais situações típicas: 
  • Consequência de fatos inesperados;
  • Por incongruências;
  • Por necessidade;
  • Por mudanças na industria ou no mercado;
  • Mudanças demográficas;
  • Mudanças de percepção;
  • Imposições legais ou regulamentares.

INOVAÇÃO X CRIATIVIDADE

Não existe inovação sem criatividade, pois a inovação é a aplicação prática da criatividade, ou seja uma ideia resultante de um processo criativo, só passará a ser considerada uma inovação, caso seja realmente aplicada, caso contrário é considerada apenas uma invenção.


INVENÇÃO X INOVAÇÃO

A invenção costuma surgir de um processo criativo que transcede o escopo da ideia para uma ação prática. A invenção pode ou não ter um foco mercadológico ou um objetivo comercial determinado.


CONDIÇÕES PARA UMA INOVAÇÃO DE SUCESSO

Segundo Peter Drucker, existe pelo menos três condições que têm que serem cumpridas para que uma inovação tenha sucesso:

  • Inovação é trabalho;
  • Os inovadores têm que se basear nos seus pontos fortes;
  • A inovação é um efeito da economia e da sociedade;

NO BRASIL

Segundo a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), o Brasil em 2011 avançou significativamente na inovação, mas falta acelerar o processo. Leia a matéria completa no site da UNICAMP em Inovação. 


CONCLUSÃO

Inovar é preciso, essa mola propulsora capacita as organizações a gerarem riquezas de forma contínua e manterem-se competitivas.

Este artigo não pretende esgotar a discussão sobre o assunto, trata-se apenas de uma introdução para reflexão sobre o tema, para maiores informações entre na seção Arquivos para Download e baixe o Manual de Oslo - Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação.


REFERÊNCIAS

Manual de Oslo - Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação, OCDE, 1997.